Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Dispnéia ("Falta de ar")

dispneia

Dispnéia é um termo que significa “falta de ar” ou dificuldade de respirar. É um sintoma que pode ter relação com doenças cardiovasculares e pulmonar. Pode ter relação com patologias potencialmente graves. Dentre as doenças pulmonares, podemos citar a asma, DPOC, embolia pulmonar e as pneumonias como principais responsáveis. No caso das doenças cardiovasculares, pode ser um sintoma decorrente de um Infarto do miocárdio, doenças valvares, arritmias cardíacas e descompensação de um quadro de insuficiência cardíaca.

Na identificação da causa da dispneia é importante saber como começou o quadro. Algumas perguntas devem ser feitas: A dispneia começou de forma súbita ou gradativa? Apresenta algum sintoma associado como dor no peito, taquicardia (aceleramento dos batimentos do coração), edema nos membros inferiores? Piora com o esforço físico ou com alguma posição? É acompanhada de tosse ou febre? O paciente já apresenta alguma doença crônica no pulmão ou coração?


O exame físico do paciente com ênfase na ausculta pulmonar e cardíaca ajudará muito no diagnóstico junto com a história clínica. Geralmente é necessário na investigação no pronto socorro exames complementares como eletrocardiograma, radiografia de tórax e exames laboratoriais. Quando não identificada a causa, dependendo da suspeita clínica, pode ser necessário um ecocardiograma, tomografia computadorizada de tórax, dentre outros.

 

É muito importante procurar um pronto socorro ou uma avaliação com especialista para investigação de um quadro de dispneia visto que uma doença grave pode ser o causador do sintoma. Cuide da sua saúde.

Associado

022

maps