Busque o que você procura!
  • 01
  • 002
  • 004

DOR TORÁCICA

ss

A DOR TORÁCICA É UMA DAS PRINCIPAIS QUEIXAS EM PRONTO-SOCORRO CARDIOLÓGICO. TRATA-SE DE UM DESAFIO MÉDICO, DEVENDO-SE DESCARTAR CONDIÇÕES CLÍNICAS QUE AMEACEM A VIDA. AS PRINCIPAIS CAUSAS SÃO BENIGNAS PORÉM EXISTEM SITUAÇÕES QUE SE NÃO DIAGNOSTICADA PODEM SER FATAL.

DENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS PODEMOS CITAR NA ORDEM DA MAIS PREVALENTE PARA A MENOS PREVALENTE: CAUSAS MUSCULOESQUELETICAS, GASTROINTESTINAL, CARDÍACA, PSIQUIÁTRICA E PULMONAR. VOU COMENTAR NOS PARÁGRAFOS ABAIXO SOBRE AS 03 PRINCIPAIS CAUSAS.

A DOR DE CAUSA MUSCULOESQUELÉTICA GERALMENTE É BEM LOCALIZADE E PIORA COM A PRESSÃO DO LOCAL, COM A INSPIRAÇÃO PROFUNDA E MOVIMENTAÇÃO DO TÓRAX. PODE TER INICIADO APÓS UM TRAUMA TORÁCICO, MOVIMENTO BRUSCO, ATIVIDADE FÍSICA NÃO USUAL OU ESFORÇO IMPORTANTE. OS SINTOMAS MELHORAM APÓS USO DE ANALGÉSICO E/OU ANTI-INFLAMATÓRIO.

DENTRE AS CAUSAS GASTROINTESTINAIS PODEMOS CITAR REFLUXO GASTROESOFÁGICO, ESOFAGITE E ESPASMO ESOGÁGICO. ALGUNS SINTOMAS QUE SUGEREM SÃO “QUEIMAÇÃO”, DOR COM A DEGLUTIÇÃO E PIORA DA DOR APÓS ALIMENTAÇÃO. A ADMINISTRAÇÃO DE UM PROTETOR GASTRÍCO GERALMENTE CAUSA ALÍVIO DO QUADRO.

AS CAUSAS CARDÍACAS SÃO CONDIÇÕES GRAVES QUE NECESSITAM DE UM DIAGNÓSTICO RAPIDO. DENTRE AS PATOLOGIAS CITAMOS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, ANEURISMA DISSECANTE DE AORTA, MIOCARDITE E PERICARDITE. O INFARTO DO MÍOCARDIO APRESENTA SINTOMAS DE FORMA VARIADA, SENDO GERALMENTE UMA DOR DE FORMA INTENSA, COM IRRADIAÇÃO QUE PODE SER PARA O MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO, DORSO, MANDIBULA,PESCOÇO E REGIÃO EPIGASTRICA (ABDOME SUPERIOR). A DOR PODE SER CARACTERIZADA COMO UM APERTO, PESO OU QUEIMAÇÃO E ASSOCIADA A SINTOMAS COMO SUDORESE E FALTA DE AR. MULHERES E IDOSOS PODEM APRESENTAR SINTOMAS DE FORMA ATÍPICA. JÁ A DISSECÇÃO DE AORTA O INICIO DA DOR TAMBÉM É SUBITO E A CARACTERISTICA É DE FORTE INTENSIDADE, IRRADIAÇÃO PARA O DORSO E COM CARACTERISTICA RELATADA COMO SE ESTIVESSE “RASGANDO” O TÓRAX.

QUANDO APRESENTAR UM QUADRO DE DOR TORÁCICA É IMPORTANTE PROCURAR UM PRONTO-SOCORRO PARA UMA MELHOR AVALIAÇÃO. LEMBRAR QUE OS SINTOMAS DAS PATOLOGIAS PODEM VARIAR BASTANTE, COM O DIAGNOSTICO SENDO FEITO SÓ APÓS A HISTÓRIA CLINICA, EXAME FÍSICO E EXAMES COMPLEMENTARES COMO ELETROCARDIOGRAMA, RADIOGRAFIA DE TÓRAX E EXAMES LABORATORIAIS. CUIDE DA SUA SAÚDE E PROCURO UM ESPECIALISTA.

Associado

022

maps