Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Sal refinado ou Sal gourmet

Hipertensao

Semana passada, durante uma consulta um paciente perguntou: “Dr. Qual tipo de sal eu devo usar? Hoje tem esses que são saudáveis, né?” Essa pergunta me fez realizar essa postagem para maiores esclarecimentos. Vamos lá, em primeiro lugar, vou comentar um pouco sobre o Sal. O aumento de consumo de sal está diretamente relacionado com a Hipertensão Arterial. Estudos demonstram que redução no seu consumo ajuda na redução e controle da pressão arterial (maior efeito na população negra, idosos, pacientes com síndrome metabólica e doença renal).

 

O brasileiro consume em média 11,4 gramas de sódio/ dia. A Organização Mundial de Saúde orienta o consumo máximo de 05 gramas de Sal por dia, ou 02 gramas de sódio (01 grama de sal de cozinha tem 400mg de sódio). Essa recomendação é a mesma seguida pelas Sociedades Européia, Americana e Brasileira de Cardiologia.

Hoje está na "moda" o famoso "Sal Gourmet". Não são poucos: Sal do himalaia, Sal marinho, Sal Havaiano, Sal Negro, Sal azul da Pérsia estão entre tantos outros na competição com o famoso "sal de cozinha". Eles vem conquistando o mercado como "saudáveis". MUITO CUIDADO!!!!

Pesquisadores do Laboratório de Alimentos da USP demonstram que os sais gourmets tem valores de sódio muito semelhantes comparados ao sal refinado. Mais uma vez: MUITO CUIDADO!!!

Boa parte da população acredita que esses tipos de sal gourmet seriam menos "maléficos" e o medo é justamente que essa crença faça com que utilizem com "menos moderação" do que o sal refinado.

Então fica a dica de que "SAL É SAL". Não importa se você usa o sal de cozinha, se seu sal é proveniente da argila havaiana rica em ferro, se é um sal vulcâncio, se vem das montanhas do Himalaia. "SAL É SAL". Use com muita moderação. Evite usar saleiro, tenha o hábito de olhar os rótulos dos alimentos (as vezes produtos semelhantes de marcas diferentes apresentam variação enorme de sódio). Converse com seu médico, com seu cardiologista. Procure um nutricionista! Muito cuidado com os "modismos". Cuide da sua saúde!!!!!

Associado

022

maps