Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão arterial

Dia-Nacional-de-Prevencao-e-Combate-a-Hipertensao-arterial

Hoje, dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão arterial. É um dia de alerta de uma doença tão prevalente no Brasil e no mundo. A hipertensão arterial é um problema de saúde pública e está relacionada diretamente ao aumento de risco de morte súbita, de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal e quadros de insuficiência cardíaca.

Você sabia que cerca de 32% da população brasileira adulta apresenta Hipertensão Arterial? Impressionante, não é? Porém uma estatística mais alarmante é que em alguns estudos demonstram que dos pacientes que são hipertensos, apenas 30% tem conhecimento que tem a doença. Isso tem uma importância enorme, pois muitos dos pacientes só descobrem que são hipertensos quando já apresentam alguma complicação clínica mais grave como um AVC, um infarto ou quando é informado que está com comprometimento renal e terá que fazer hemodiálise.

Quantas medidas da pressão arterial você fez nesse ano? Como está sua alimentação? Dieta com muito sal, com muitos carboidratos, muitos alimentos processados? Você faz alguma atividade física regular? Hoje é um dia de alerta. Não só hoje mas todos os dias do ano. Tenha um estilo de vida mais saudável. Procure um profissional de educação física para sair do sedentarismo! Marque uma nutricionista para uma avaliação alimentar! Marque uma consulta cardiológica para uma avaliação específica! Não deixe para amanhã, não espere a doença bater na sua porta! Cuide da sua saúde! Cuide da sua Hipertensão Arterial. O diagnóstico precoce e o tratamento com uma equipe multiprofissional pode evitar complicações futuras.

Associado

022

maps