Dislpasia arritmogência do ventriculo direito
A displasia arritmogênica do ventrículo direito (DAVD) é uma doença rara, de causa desconhecida, caracterizada pela substituição das células miocárdicas por tecido gorduroso. O paciente geralmente apresenta arritmias cardíacas, podendo variar de extra-sístoles ventriculares isoladas (batimentos extras originados no ventrículo) até episódios de taquicardias ventriculares (arritmia mais grave devido a uma taquicardia – aceleramento- com origem nos ventrículos).
A DAVD é mais comum no sexo masculino e pode estar relacionado a 5,9% das mortes súbitas de origem cardíaca. Dentre os principais sintomas da doença podemos citar palpitações, taquicardia e até mesmo síncope (perda da consciência). Pacientes podem ser suspeitados do quadro clínico através de exames como o ecocardiograma e ressonância magnética.
Existem outros exames que fazem parte da investigação como o eletrocardiograma, Holter de 24 horas, Eletrocardiograma de Alta resolução (ECG AR). O diagnóstico é realizado através da presença de alguns critérios diagnósticos, que juntos, caracterizam a presença da comorbidade.
O tratamento é realizado através do controle das arritmias com anti-arrítmicos e em casos refratários, a realização de ablação por radiofrequência. Em casos específicos pode ser indicado o implante de CDI (cardiodesfibrilador implantável).
É de extrema importância o acompanhamento regular com cardiologista e de preferência com arritmologista. Cuide da sua saúde. Em caso de sintomas, procure um especialista.