Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Lupus e doenças cardiovasculares

Lupus

O Lupus é uma doença crônica onde o sistema imune ataca as células do próprio corpo. É mais frequente em mulheres (6 a 10x) e essa patologia pode afetar diversos órgaos e sistemas. Dados estatísticos dos Estados Unidos mostram uma prevalência de 15 a 50/ 100.000 habitantes.

O sistema cardiovascular merece atenção em pacientes portadores de Lupus. Alguns estudos mostram uma prevalencia aumentada de hipertensão arterial. A atividade auto imune do lupus pode causar doença no pericárdio (mais comum), endocardio ou epicárdio. A disfunção no endotélio dos vasos sanguíneos podem ser ocasionados devido a atividade inflamatória da doença, aumentando o risco de trombose. Disfunções valvares não sao comuns. Na maioria das vezes essas alterações cardiovasculares são assintomaticas.

O lupus é uma doença que merece um acompanhamento especializado com reumatologista de uma forma regular e é muito importante acompanhamento em paralelo com cardiologista para prevençao de possíveis complicações cardiovasculares. Cuide da sua saúde!

Associado

022

maps