Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Tonturas

tontura

Tontura é uma das queixas mais frequentes em serviços de emergência e em consultórios médicos. Episódios súbitos e momentaneos podem estar associado a problemas comuns, porém essa queixa pode se relacionar a problemas graves de saúde.

Dentre as causas podemos citar anemia, causas otorrionolaringológicas como labirintopatias, causas cardiovasculares (como hipotensão arterial, arritmias cardíacas e bloqueios cardiovasculares na parte "eletrica do coração"), causas neurológicas, transtornos de ansiedades e até mesmo efeito de medicamentos.

Com relação as causas cardiológicas, a mais comum é por hipotensão arterial. No idoso, por exemplo, é muito frequente queixas de tonturas ao se levantar subitamente, na maioria das vezes causadas por uma queda brusca da pressão arterial. Arritmias também são causas importantes e que devem ser investigadas. Tanto taquiarritmias (aceleramento dos batimentos) como bradiarritmias (diminuição dos batimentos) podem levar a esse quadro de tonturas e até mesmo síncope (desmaio) e geralmente tem relação a problemas graves que precisam de um tratamento imediato. O paciente pode ainda apresentar quadros de "pausas" nos batimentos e bloqueios na "transmissão do impulso eletrético cardíaco", necessitando as vezes de implante de marcapasso.

Na avaliação do quadro de tonturas é fundamental uma boa anamnese e exame físco. Na anamnese é importante perguntar como se origina os sintomas, se existe situações especificas que fazem com que o paciente apresente (como virar a cabeça subitamente, ao se levantar, etc), saber as doenças crônicas que o individuo apresenta, quais medicações que o paciente usa. Dentre os exames complementares iniciais geralmente são necessários exames laboratoriais e eletrocardiograma, podendo precisar de exames mais complexos de acordo com o caso.

Em caso de tonturas que os sintomas estejam se repetindo, procure um médico para uma avalição específica, pois em alguns casos pode ter relação com doenças mais graves.

Associado

022

maps