Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Cocaína e coração

Cocaina-e-coracao

A cocaína é uma droga que vem aumentando o consumo no Brasil e no mundo. Dentre os usuários de drogas nos Estados Unidos, os da cocaína são os que mais procuram unidades de emergência. Além do seu poder devastator em relação a estrutura psicossocial, o indivíduo pode apresentar diversas complicações sistêmicas, dentre elas as cardiovasculares.

A toxidade cardiovascular pode ocorrer independente da via de consumo utilizada pelo usuário e também independe se o paciente é usuário crônico ou não, podendo levar a complicações importantes já na primeira vez do uso. Dentre as complicações graves e até fatais, podemos citar o infarto agudo do miocárdio, arritmias ventriculares graves, edema agudo de pulmão, acidente vascular encefálico, dissecção aguda da aorta, miocardite e miocardiopatia dilatada.

Uma das complicações mais estudas e relatadas é justamente o infarto agudo do miocárdio, sendo uma das causas mais frequentes de infarto nessa faixa etária, podendo levar muitas vezes a um quadro de morte súbita. Dentre os sintomas, a dor torácica é o mais importante, iniciada geralmente nos primeiros minutos até 03 horas após o consumo. O diagnóstico é realizado atraves da historia clínica, eletrocardiograma e marcadores de necrose miocárdica seriados. O tratamento é semelhante ao tratamento do infarto do miocárdio por causas ateroescleroticas.

É importante o tratamento multidisciplinar dos pacientes que apresentam esse vício tão devastador e na maioria das vezes fatal. A ajuda precoce pode salvar vidas!

Associado

022

maps