Busque o que você procura!
  • 01
  • 002
  • 004

Tratamento não farmacologíco da hipertensão arterial

HIPERTENSaO-ARTERIAL

A hipertensão arterial atinge mais de 36 milhões de brasileiros. É uma doença que está associada diretamente com diversas complicações cardiovasculares como o Acidente Vascular Encefálico, doença coronariana, insuficiência cardíaca, dentre tantas outras.

Uma das principais dificuldades no consultorio cardiológico é o controle pressórico ideal dos hipertensos. Muitas vezes o paciente se concentra apenas no tratamento medicamentoso, deixando de lado outras medidas que ajudam diretamente no controlesse da pressão arterial. Na postagem de hoje vou comentar um pouco sobre as medidas de controle não medicamentosa da hipertensão arterial.

 

Redução de Peso
A perda de peso está relacionada com reduções da pressão além do controle de outras doenças associadas. O ideal seria alcançar metas de IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 25 kg/m2 e uma circuferência abdminal no homem menor que 102 cm e na mulher abaixo de 88cm. Sabemos que nem sempre se consegue atingir essas metas, porém a perda de peso sempre deve ser encorajada;

Alimentação
O controle alimentar é muito importante. Uma dieta rica em frutas, fibras, hortalicas e laticinios com baixo teor de gordura está associada a redução da pressão arterial. Um fator importantissimo na parte alimentar é a redução do consumo de sal (foi comentado com mais detalhes em uma postagem anterior).

Atividade Física
A atividade física serve tanto na prevenção como no tratamento da doença. Devem ser estimulados exercícios aeróbicos complementados por exercicios resistidos.

Parar de Fumar
A açao do cigarro na pressão arterial é controversa, porém sabemos da sua associação com outras doenças cardiovasculares. O tabagismo então deve ser desencorajado e se necessário, realizar um tratamento associado para parar o uso do cigarro.

Em resumo, a Hipertensão é uma doença prevalente e não deve ser menosprezada por seu impacto em diversas complicações cardiovasculares. O tratamento não se baseia apenas em medicamentos. Deve ser realizado uma série de mudanças no estilo de vida para maior controle pressórico.

Associado

022

maps