Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Obesidade x doenças cardiovasculares

obesidade-capa

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Devido a esses dados alarmantes, é fundamental o controle dos fatores de risco que possam contribuir com essas comorbidades. Dentre esses fatores de risco podemos citar a obesidade.

No Brasil, cada vez mais a população em geral está com "excesso de peso". De acordo com o Ministério da Saúde, 32% da população tem sobrepeso e 8% estão caraterizados como obesos. Isso se deve principalmente a uma alimentação com elevado consumo de gorduras, carboidratos e diminuição de alimentos como grãos, frutas, vegetais. Associado a isso, podemos citar o sedentarismo.

Esse excesso de peso está relacioando a doenças como hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol e triglicerideos elevados), diabetes, doença arterial coronariana (obstrução das coronárias), apnéia do sono, entre outras. É muito importante a mudança de estilo de vida no tratamento dessas patologias, com perda de peso e atividades físicas regulares.

A obesidade deve ter um acompanhamento multiprofissional, com médicos, educador físico, nutricionista, psicologos para um maior sucesso no tratamento. Devemos ter a consciência que não se deve procurar um profissional apenas quando o individuo desenvolver uma doença associada, mas o ideal é que isso ocorra antes, pois algumas doenças podem ate ser evitadas com uma avaliação e acompanhamento precoce.

Não deixe para depois! Procure um acompanhamento especializado! Cuide da sua saúde!

Associado

022

maps