Palpitações

palpitacoes

Palpitação pode ser definido como a “percepção” do batimento cardíaco. Geralmente não percebemos as batidas do coração. É um dos sintomas mais comuns nos consultórios cardiológicos e nas unidades de pronto-socorro de cardiologia. Podem ser sentidos como “batimentos extras”, como episódios de aceleramento (taquicardia) e também como “batidas irregulares”. Podem estar relacionados a arritmias benignas (imensa maioria) ou associados a arritmias graves.

É importante uma investigação especializada para diagnóstico. O eletrocardiograma é um exame muito importante, sendo o exame inicial, porém nem sempre se consegue o diagnóstico apenas com ele. Exames laboratoriais são importantes na investigação de comorbidades clínicas que podem levar aos sintomas de palpitações, como anemia, distúrbios da tireóide, alteração nos eletrólitos, etc. O uso de medicamentos ou substâncias também deve ser questionado, pois alguns medicamentos podem ser a causa assim como ingestão de substancias ou drogas (álcool, drogas ilícitas, termogênicos, excesso de café). O ecocardiograma é um exame importante para avaliar se o paciente apresenta alguma cardiopatia. O Holter de 24 horas é um dos principais exames na investigação. O tratamento está diretamente relacionado ao tipo de arritmia que o paciente apresenta e o seu fator causal.

Em caso de palpitações, procure um cardiologista pois pode estar relacionado a arritmias graves e necessitar de tratamento especializado.