Busque o que você procura!
  • 01
  • 002
  • 004

Sal – um dos inimigos da hipertensão arterial

sal-capa

A hipertensão arterial é uma doença de alta prevalência e baixas taxas de controle, sendo considerada um problema de saúde pública. Alguns estudos nacionais demonstram que 30% da população adulta brasileira é hipertensa. A necessidade do controle pressórico desses pacientes se deve ao risco cardiovascular aumentado que essas pessoas apresentam.

O Sal é um dos inimigos da Hipertensão Arterial. A necessidade de sódio para os seres humanos é de 500mg (cerca de 1,2 gramas de sal), definido pela Organização Mundial de Saúde e a quantidade máxima alimentar saudável em 5 gramas de cloreto de sódio ou sal de cozinha (que corresponde a 2gramas de sódio). O brasileiro consome o dobro do recomendado. O controle da ingestão do sal, com uma dieta hipossódica é uma das medidas no tratamento não farmacológico da hipertensão arterial. Esse controle isoladamente pode fazer com que os valores da pressão arterial reduzam até 8 mmHg.

É um pouco difícil fazer uma medição exata da quantidade de sódio que ingerimos no dia a dia. Uma das coisas que oriento aos pacientes é que evite saleiros em casa; tente consumir os alimentos sem adição extra de sal após preparados; no início pode ser difícil uma dieta hipossódica porém com o decorrer dos dias, o paciente se acostuma; ao fazer compra de produtos nos supermercados, sempre confira na tabela nutricional a quantidade de sódio do produto. As vezes produtos semelhantes de marcas distintas apresentam uma variação considerável de sódio.

É importante lembrar que a hipertensão é uma doença que deve ser abordada não só pelo tratamento medicamentoso mas também por mudanças no estilo de vida, e uma delas é a dieta hipossódica. O controle pressórico é muito importante na redução do risco de outras doenças como Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência renal, entre tantas outras. Cuide da sua Saúde!!!!!

Associado

022

maps