Busque o que você procura!

Síndrome vaso-vagal

Sindrome-vaso-vagal

A síndrome vaso-vagal é a causa mais frequente de desmaios (síncope). É considerado um distúrbio benigno, não causando risco de vida, porém pode apresentar algum risco na queda do paciente durante a perda da consciência. Esse distúrbio ocorre em algumas pessoas e é decorrente da queda abrupta da pressão arterial podendo estar relacionado ou não com bradicardia, devido a mecanismos reflexos vasculares.

Pode ser desencadeado em situações como muito tempo em posição ortostática (em pé) ou sentado, estresse emocional, calor, dor intensa, desidratação, uso de álcool entre outros.

O diagnóstico é feito com a história clínica, com o médico coletando informações de como foi o desmaio, como sintomas precedentes ao evento, se a recuperação foi espontânea da consciência e a situação que o paciente desencadeou o quadro. Um exame muito importante para o diagnóstico é o Tilt Test ou Teste da inclinação (será abordado em outra postagem).

O tratamento geralmente consiste em algumas orientações para o paciente evitar situações que desencadeiam as crises, evitar desidratação e em alguns casos o paciente pode necessitar do uso de medicamento.

É importante orientar a familiares que em uma situação de desmaio, deve deixar o paciente deitado e tentar elevar as pernas. Com essa manobra o paciente retornará mais rapidamente a consciência se o caso for decorrente de síndrome vaso-vagal.

Em caso de história de desmaio, procure um cardiologista para realizar uma avaliação e definir a causa.