Cateterismo cardíaco
O cateterismo cardíaco ou cineangiocoronariografia é um exame cardiológico que tem como principal função verificar a presença de “entupimento” (obstrução) das artérias coronárias, que são as artérias responsáveis pela irrigação do musculo cardíaco. Esses vasos quando apresentam obstrução parcial podem ocasionar sintomas de dor torácica e com um nível mais importante de obstrução, pode levar o indivíduo a um infarto agudo do miocárdio.
É um exame que deve ser feito em ambiente hospitalar. Inicialmente é realizado a punção de uma artéria na região da virilha ou no membro superior próximo ao punho. Após isso, introduzido um cateter direcionado por dentro dos vasos até o coração. Ao chegar na proximidade das artérias coronárias é injetado contraste a base de iodo e visualizado a passagem dessa substancia por dentro do vaso, verificando se existe ou não obstrução nos seus trajetos. Tem uma duração média de 30 minutos a 01 hora. Após término do exame, o paciente fica em observação por um período aproximado de 02 a 06 horas, dependendo de qual via de acesso foi feito a punção (braço ou região da virilha). É necessário um jejum de pelo menos 06 horas para a realização do procedimento.
O cateterismo é um exame considerado seguro, apesar de invasivo, com pouca incidência de complicação. Geralmente é indicado para pacientes que apresentam dor torácica (angina), que realizaram algum exame prévio não invasivo que apresentou alguma alteração como o teste ergométrico, ecocardiograma com estresse farmacológico ou cintilografia do miocárdio. É indicado também em pacientes que apresentaram um infarto. Sua principal função é diagnosticar se existe algum vaso com obstrução e dependendo da localização e do contexto clínico do paciente, ajudar na melhor decisão para tratamento: tratamento clínico só com medicamentos, tratamento com a colocação de um stent (angioplastia) ou tratamento através de uma cirurgia cardíaca.
Procure um cardiologista em caso de sintomas de dor torácica. Cuide da sua saúde.