Síncope

sincope-capa

Síncope é definida como uma perda súbita e transitória da consciência e do tônus postural com recuperação espontânea do quadro. Essa perda de consciência está relacionada a redução do fluxo sanguíneo cerebral. A síncope é um problema clínico importante, chegando a 1% das admissões hospitalares e cerca de 3% dos atendimentos de emergência. Nos idosos a incidência anual desses eventos chega a 6%.

Dentre as causas, podemos citar causas vasculares, que são as mais comuns, seguidas pelas causas cardíacas. Podemos citar ainda causas psicogênicas, que estão sendo reconhecidas com maior frequência ultimamente. Dentre as causas cardíacas, as arritmias são as mais comuns.

Uma das causas mais frequentes de síncope, principalmente em jovens, é a síncope neuromediada também chamada de Vaso vagal. Ela ocorre devido a uma queda abrupta da pressão arterial podendo estar associada ou não a bradicardia (diminuição da frequência cardíaca). Pode ser desencadeada por alguns estímulos como visualização de sangue, dor intensa, ficar em pé durante muito tempo, ambientes quentes ou situação de estresse. Nessas situações, os pacientes que apresentam essa condição podem apresentar inicialmente tonturas, sudorese seguido pela perda de consciência (síncope).

Dentre as causas cardíacas, podemos citar principalmente as taquiarritmias e bradiarritmias, que podem ser de diversos tipos. A taquicardia ventricular é a taquiarritmia que está mais envolvida com a síncope, sendo uma condição grave.

Não podemos esquecer das causas neurológicas, podendo responder por 10% de todas as causas. Vale lembrar que a maioria dos pacientes que é estabelecido como causa neurológica apresenta na verdade convulsão e não sincope verdadeira.

Paciente que apresentar episodio de sincope deve procurar avaliação cardiológica para realização de uma investigação criteriosa na tentativa de definir a causa. É muito importante essa investigação pois existe causas que são potencialmente graves e necessitam de tratamento específico.