Busque o que voc� procura!
  • 002
  • 004
  • F1
  • x4

Prolapso da valva mitral

prolapso

O prolapso da valva mitral é uma alteração na válvula mitral, no qual seus folhetos (comportas responsáveis pela abertura e fechamento da vávula) apresentam um deslocamento anormal durante a contração cardíaca, podendo permitir a passagem de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo no período que essa válvula deveria estar completamente fechada.

Essa patologia afeta cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. Alguns estudos chegam a apresentar uma prevalência de até 30% da população, porém, após mudanças nos critérios diagnósticos, essa prevalência caiu para 2,5%. É mais frequente nas mulheres.

Pode ser suspeitado através da ausculta cardíaca durante o exame clínico. O método ideal para diagnóstico é o ecocardiograma. Os pacientes que apresentam geralmente são assintomáticos porém podem apresentar palpitações, dor torácica, tonturas e sensação de falta de ar.

A imensa maioria dos pacientes diagnosticados com essa patologia tem um bom prognostico e não necessita de tratamento, apenas avaliação cardiológica de rotina. Uma pequena parcela pode evoluir com regurgitação mitral considerada (retorno do sangue do ventrículo para o átrio), podendo necessitar até de um tratamento cirúrgico mas é incomum em relação a maioria dos casos da doença.

Associado

022

maps