Busque o que você procura!
  • 01
  • 002
  • 004

Arritmias Cardíacas

arritimia-cardiaca

Hoje é o dia 12 de novembro, dia da “Campanha Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte súbita”. Mas o que são arritmias cardíacas? Arritmias são alterações na parte elétrica do coração que podem causar algumas mudanças no seu ritmo. Essas mudanças podem estar relacionadas ao aceleramento dos batimentos (taquicardia), diminuição dos batimentos (bradicardia), batimentos extras, entre tantos outros, tendo como pior consequência em alguns quadros graves a Morte Súbita.

 

Os sintomas são bem variáveis, sendo mais frequentes o aceleramento dos batimentos, palpitações, tonturas, podendo apresentar até desmaio. As arritmias podem estar relacionadas diretamente a um problema cardíaco como um infarto, miocardiopatia dilatada (coração aumentado de tamanho), doença de chagas e também ao uso de algumas medicações. Mas também pode ocorrer em corações “normais”.

É importante procurar atendimento médico em caso de sintomas, pois existem determinadas arritmias que são graves e o rápido diagnóstico e tratamento pode salvar a vida do paciente nesses casos.

O tratamento depende do tipo de arritmia encontrada. Pode necessitar de um tratamento medicamentoso com anti-arritmicos ou até mesmo tratar a possível doença que esteja causando as arritmias.

A prevenção das arritmias está diretamente relacionado a hábitos saudáveis como alimentação balanceada, realização de atividades físicas regularmente, evitar o tabagismo, evitar o excesso de álcool e energéticos e anualmente realizar avaliação cardiológica.

Cuide da sua saúde. Faça avaliações regulares com seu cardiologista.

#Coraçãonabatidacerta

Associado

022

maps