Busque o que você procura!
  • 01
  • 002
  • 004

Hipertensão arterial

cv

Introdução e epidemiologia

A hipertensão arterial (HA) é uma doença caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial . Está relacionada a o aumento do risco cardiovascular, com impacto importante na saúde da população, podendo levar a complicações como o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC), insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana (Infarto do Miocárdio) e insuficiência renal.

É considerado um problema de saúde pública, com uma prevalência no Brasil que excede os 30% da população. Está relacionada direta ou indiretamente a 50% das mortes por doenças cardiovasculares.

Fatores de Risco
Fatores de risco são condições que quando presente aumentam a probabilidade do desenvolvimento da doença. Dentre os fatores de risco, podemos citar a idade avançada, história familiar positiva, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, ingestão do sal e estresse psicoemocional.

Diagnóstico
O diagnóstico deve ser realizado por medidas adequadas e repetidas da pressão arterial por um aparelho devidamente calibrado em mais de uma visita, em ambiente de consultório. No geral, o diagnóstico de hipertensão arterial é realizado por duas medidas em dias diferentes com valores maior ou igual a 140x90mmHg.

Tratamento
O tratamento da hipertensão arterial consiste em medidas não farmacológicas e medidas farmacológicas. As medidas farmacológicas consistem no uso de anti-hipertensivos, disponíveis no mercado em várias classes de medicamentos. Pode ser realizado um monoterapia (medicamento único) ou em associação. Isso vai depender da gravidade da hipertensão e de condições clínicas associadas.

Com relação ao tratamento não medicamentoso, uma série de fatores chamados de “Mudança do estilo de vida” está diretamente relacionado ao controle da doença. Podemos citar a redução do peso corporal; uma alimentação saudável como o padrão dietético DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) rico em frutas, hortaliças, laticinios com baixos teores de gorduras, fibras e minerais; redução do consumo do sal; atividade física; controle do estresse psicosocial e cessação do tabagismo.

Conclusão
A hipertensão é uma doença com grande impacto na saúde do indivíduo e necessita de tratamento especializado. Em caso de suspeita, procure um cardiologista para avaliação.

Associado

022

maps